terça-feira, 4 de maio de 2010

"No Brasil falta pessoal qualificado no ramo da moda"

na fotinho:
Alber Elbaz da Lanvin/Olivier Theskiens ex Nina Ricci e Rochas/ e o grande Karl Lagerfeld da Chanel ,só pra ilustrar eu adorei a foto só isso!!!!RSRSRSRS /Não tem nada a ver com que vou falar!!!
A frase acima foi a "pérola" dita por Nelson Alvarenga dono da Ellus em recente evento de moda em SP,onde o mesmo cita como um dos maiores problemas da moda brasileira a falta de profissionais capacitados.Leia o trecho da entrevista:"Na InBrands, percebemos que o problema da moda brasileira é a falta de gente capacitada. E isso é sério. Temos dinheiro, capital para investir, mas no Brasil falta pessoal qualificado no ramo da moda. Acho que a Ellus é um exemplo para os novos, pois passamos por várias crises, trocas de moeda, e agora que o Brasil está crescendo, sofre por falta de capital humano competente".fonte:http://ultimamoda.folha.blog.uol.com.br/ em 29-04-2010.

Em outro site um dos tópicos de discussão é a recente saída de vários estilistas que faziam parte do line-up(line-up:lista de estilistas que desfilam em um evento), e o despreparo dos mesmos com relação até a administração das marcas e capitalização das mesmas com a oportunidade dada na Casa de Criadores(CdC). Grifes que não participam desta edição do evento são: Marcelu Ferraz, Diva, Prints I Like, Ianire Soraluze, André Phergon, Tony Jr., No Hay Banda e Urussai. Sobre a redução do número de desfiles “O comercial versus a imagem é uma questão que a moda brasileira ainda precisa pensar muito a respeito”.
“Treze anos atrás, quando começamos, a CdC era para ser um evento democrático, cheio de possibilidades para marcas jovens. Porém, ao mesmo tempo em que conseguimos lançar importantes nomes da moda nacional, também abrimos espaço para grifes que não souberam aproveitar a oportunidade da melhor forma, nem mesmo capitalizar de maneira interessante”, explica André Hidalgo diretor geral do evento.fonte:http://ffw.com.br/noticias/page/2/ em 28/04/2010.

Vale aqui pensarmos se realmente estamos ligados no que o mercado espera dos que estudam moda,será que realmente existe a consciência da seriedade dessa carreira,do grau de exigência e o capital imenso que envolve.E mesmo com tanta gente querendo fazer e fazendo moda, só uma pequena parte consegue destaque.Por que será?
O resultado de um bom desenrolar dessa história se faz desde a formação,onde traçar objetivos,ter iniciativa e fazer mais do que as obrigações acadêmicas fazem o diferencial.

Para quem realmente ama moda e deseja enquadrar-se neste concorrido mercado, vai a minha humilde opinião.O amanhã tem que ser feito desde já , a imagem que projetamos de nós mesmos começa com nossas atitudes no meio acadêmico e acho meio imaturo acharmos que ninguem observa o que fazemos ,por isso, é legal nos esforçarmos para fazermos nosso melhor.

E se mesmo fazendo o melhor não avançarmos muito no sentido profissional?Talvez repensarmos nossa carreira,será que eu realmente levo jeito pra coisa?Ou então, sem grandes pretensões, talvez abstrair tudo isso aproveitar o burburinho dos desfiles,a alegria dos desenhos,a graça de fazer e falar de roupas e deixar acontecer mesmo que isso não vá dar em muita coisa,ser feliz já que você está onde realmente ama estar.

Mas fica a dica pra quem quer ganhar projeção, destaque ou um bom lugar no mercado,leia com atenção o que os caras lá em cima falaram ,afinal de contas, são pessoas de importância nacional dizendo que muitos que fazem moda estam fazendo mal feito.....

para pensarmos....bj grande!!!

Um comentário: