segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Espaço do artista:Anita Malfatti(02/12/1889 até 06/11/1964)

Nascida em São Paulo,a pintora era portadora de uma atrofia no braço e mão direita que conviveu durante toda sua vida,Anita foi educada por uma governanta inglesa que ensinou-lhe idiomas e os primordios da pintura.Partiu rumo a Berlim onde estudou com Fritz Burger  um retratista que dominava a técnica impressionista. Foi o primeiro mestre de Anita. Ao mesmo tempo, prestou os exames para ingressar na Real Academia de Belas Artes.

Com o passar dos anos na Europa Anita estava cada vez mais interessada pela pintura expressionista, desejava aprender sua técnica. Em 1913, inicia aulas com o professor Ernest Bischoff Culm.


Qunado retorna ao Brasil e mostra suas obras (nada acadêmicas )Anita tentava explicar os avanços da arte na Europa, onde os jovens haviam levado às últimas consequências as conquistas vindas do impressionismo.Críticas de Monteiro Lobato a uma exposição individual de Anita são o estopim para o que seria a semana de arte moderna de 1922.







"Podemos dividir as fases artísticas de Anita Malfatti em três: a primeira seria quando define sua forma expressionista de pintar, a segunda seria a das dúvidas de que caminho seguir na arte. Dos 20,30 e início dos anos 40, quando depois da morte de Mário de Andrade e de sua mãe, Dona Betty, seria transformada numa terceira Anita Malfatti, e recolhida na sua chácara em Diadema. Iria finalmente, em paz consigo mesma " pintar à vontade", " à seu modo". A individual de 1945, prova essa unidade na pintura de Anita. A artista estava decidida em seu caminho de paz, na sua reclusão." fonte:wikipedia.com

2 comentários:

  1. adorei saber tudo sobre anita malfatti suas obras foram maravinhosa suas obras sao lindas e adoraveis

    ResponderExcluir