segunda-feira, 26 de abril de 2010

CONCEITUALxCOMERCIAL


Postando mesmo sem nenhum seguidor,snif....nem ninguem para ler,buahhhhhhhhhhh!!!!!
Com o Dragão Fashion rolando gostaria de esclarecer algo que pra quem não saca muito de moda fica extremamente confuso,que diabos significa :"moda conceitual"?

Desde há muito tempo na moda,UMA GRANDE DISCUSSÃO,martela a mente dos criadores de roupas ,vulgo estilistas ou designers como preferirem(depois explico a diferença), moda é arte? Dá pra fazer arte através de roupas?
Desta forma ,os conceituais entraram em cena,mostrando muito mais que roupas ,havia uma mensagem,idéia,descrição de fatos e sentimentos,crítica social, através de cores,volumes e formatos sem estarem muito preocupados se nós mortais usaríamos ou não aquilo tudo.

Entre os grandes expoentes desse nicho temos os japoneses que migraram para França nos final dos anos 70 e bombaram mesmo nos 80 num movimento chamado "japonismo",que primava mais pela moda conceito que pela moda usável.Citemos então quem são as crianças:IsseyMiyake,Kenzo e Rei Kawakubo (Comme Des Garçons). E desde então muitos revezam-se entre conceito e venda,outros são puro conceito,outros usam o conceito para vender...e assim segue o fluxo desde apaixonante universo.

O que observar num desfile conceitual?

Acho que se você tiver a oportunidade de ler o "realising" do desfile ,que é aquele resuminho que eles entregam no início, falando das inspirações e do tema da coleção seria legal porque complementa o raciocínio.Então observemos a história que o autor conta através da roupa onde a interpretação pode ser bem literal ,quando as roupas são quase fantasiosas e remetem ao tema como ele é mesmo,ou então , tentando ligar o que você vê com o que foi lido através de matáforas,viagem né!Preste atenção nas cores, que juntas, formam a cartela de cores escolhida para apresentação,na silhueta: justas ou folgadas,comprimento:longas ou curtas,formas:estruturadas ou orgânicas(arredondadas,lembrando as formas da natureza),reuna tudo isso e pronto:aí está o conceito.

Leve em conta que a liberdade de interpretação é individual, e nem sempre o estilista passa realmente aquilo que ele quer através de suas roupas e isso ai diferencia os bons dos maus ...interessante né?

E disso tudo o que realmente é vendido nas lojas?

Vende-se o conceito ,que é aquilo que expliquei sobre formas,cores e tals....É isso ai que a gente compra,nas vitrines está tudo traduzido de uma maneira mais agradável aos olhos,usável,que desperte o desejo de consumo...entenderam?

Exemplo:

1)Desfile inspirado no "Terremoto do Haiti",muitos vestidos com armações de ferro ,manchados de micro-gotas de tinta vermelha dentro de cápsulas plásticas,tecidos empoeirados e modelos com o rosto coberto de tinta escura,calças rasgadas e farrapos espalhados por quase todo o desfile e no final uma modelo toda de branco com asas de penas de pavão retorcidas E desidratadas....luxum né....viajei legal agora...rsrsrsrs

2)Na vitrine o que teremos:tecidos de tons empoeirados e terrosos,alguns decorados com cápsulas vermelhas de plástico aqui e ali ,vestidinhos curtos e bodies com tecidos navalhados ou recortados a laser dando um aspecto envelhecido...entenderam?
E´meio assim que a coisa rola...e as traduções são livres, por isso viajemos nos desfiles conceituais afinal, exercitar a criatividade e elocubrar é sempre tão saudável...
PS:o texto foi escrito com fontes em literatura de moda diversas ,emitindo minha forma de entender as coisas sem a menor pretensão de conceituar academicamente nada....bjum

Um comentário:

  1. Olha, nós precisamos divulgar isso...afinal aqui vc explica muitas coisas que nós meros leigos gerais não fazemos a menor idéia...

    ResponderExcluir