Público alvo,algum tempo este termo tão na moda,assola aulas e palestras sobre marketing,vendas e moda, parece muito fácil pensar em alguém que consumiria seu produto,foi você quem fez então, você acha lindo ,e sua mãe e suas amigas,também.Mas, será que as pessoas para as quais você gostaria de vender seu produto também acharão?
Questionários de avaliação seriam as melhores ferramentas de análise e perfil de público alvo,afinal,com números ninguém discute ,né?Porém,aplicar questionários requer uma boa dose de paciência ,perseverança,cara-de-pau (os mais tímidos super-sofrem nestas horas),disposição e direcionamento.
Paciência e perseverança,para fazer as questões e aplicá-las pois, é meio sacal ficar o tempo todo:-Bom-dia será que você poderia responder umas perguntinhas?
Cara-de-pau ,já diz o ditado:" quem tem boca vai a Roma",perguntar não custa nada ,difícil ,é achar alguém que responda .Uma idéia legal é usar uma plataforma virtual tipo :enviar para amigos selecionados do facebook ou orkut e pedir pelamordedeus que eles respondam,santa-technology.Nesta etapa, entraria o direcionamento,ou seja quanto mais direcionado para as pessoas ,que você acha que faz parte de seu público-alvo, mais fiel serão seus resultados.
Para que tudo isso?Erra-se menos.Com isso você consegue perceber direitinho o que o seu possível consumidor sente falta,ou possivelmente compraria,ou deseja,ou quem são essas pessoas que você gostaria de contemplar com sua marca,ou o que você não vai fazer de jeito nenhum.
Finalmente, você pensa : mas tem um monte de gente que não faz nada disso e vende que nem água...Pode ser,mas , com numeros não se discutem são resultados estatísticos que mostram que marcas que conhecem bem seu público-alvo,vendem mais,e conseguem sobreviver por mais tempo no mercado, o que é mais importante...eu acho!!!
Bjum
Nenhum comentário:
Postar um comentário